Alguns profissionais da área educacional já estão considerando a importância de mediar sua prática com as tecnologias. Porém encontramos ainda profissionais que estão longe de utilizar as novas tecnologias adequadamente. Resistindo ao novo, resistem também ao progresso.
Acredita-se que a sala de aula não é mais a mesma depois da inclusão digital, assim os profissionais que estão distantes de considear as tecnologias em sua prática, a depender da instituição, já podem ser considerados utrapassados, pois muitas possibilidades de interação com a produção e a aquisição de conhecimento são facilitadas pelo uso das tecnologias, por exemplo, criar uma página na Internet de pesquisa e comunicação, divulgar textos e links interessantes. Porém nos deparamos em algumas instituição onde há atividades no laboratório de informática, mas mantém intocados na estrutura de aulas, disciplinas e horários.
A Internet já está começando a modificar o conceito de ensino-aprendizagem. Hoje podemos aprender de vários lugares ao mesmo tempo, juntos ou separados. Não precisamos ir até as escolas o tempo todo para aprender, a rede facilita o acesso ao conhecimento e, em algumas escolas já percebemos a presença das tecnologias intermediando o processo de ensino aprendizagem.
Podemos refletir a esse repeito do ponto de vista da evidência da produção de conhecimento. O que antes era publicado em painéis nos corredores das escolas, ou em jornais de circulação restrita à escola e no máximo aos familiares dos alunos, passaram a ser publicados em blogs, fotologs, Podcasts entre outros ambientes virtuais. Esses podem ser comparados aos antigos murais só que agora com mais evidência. Pessoas de qualquer parte do mundo podem conferir nossa produção.
Hoje possuimos, com a popularização da Internet, excelentes ambientes de produção e divulgação de conhecimentos como os blogs, fotologs, listas de discussões e chats. Assim acredita-se que as escolas conectadas a rede, abrem-se para o mundo, o aluno e o professor ganham uma oportunidade para divulgar suas pesquisas onde podem ser visualizadas e avaliadas por pessoas em diversas partes do mundo.
São evidentes também os pontos negativos. Embora encontremos informações de diversas oredens na Internet, nem sempre são de fontes confiáveis, outro ponto que pode parecer negativo é a quantidade de informação encontrada na rede que pode fazer com que o aluno perca seu foco na pesquisa. Os professores podem ajudar os jovens incentivando-os a encontar as questões mais relevantes que deseja pesqisar.
Sabemos que em nosso país há uma grande desigualdade econômica e, diante desse contexto social, mediar a prática educacional com as tecnologias torna-se um desafio,
a Internet é um meio de comunicação e informação
e pode judar-nos a rever, a ampliar e a modificar
muitas das formas atuais de ensinar e de aprender.
JOSE MANUEL MORAN
Camila Barreto
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